Sequência de Atividades com o livro Lilás
|
Sequência
de Atividades com base na literatura infantil
História: Lilás
Gênero: Conto
CAMARGO. Tatiana Schiavon.
Sinopse: Um livro que
ensina a observar a realidade com todas as suas sutilezas, mesmo quando as
coisas parecem inusitadas à primeira vista. A história de 'Lilás', uma menina
'diferente', também estimula na criança o uso da imaginação e os mecanismos
de descoberta.
Inicialmente
incompreendida pelos colegas de escola, Lilás revela-se afinal uma garota
especial, dotada de grande sensibilidade. A ilustradora Tara Calahan King
desenhou a cidade e os personagens de Lilás com uma leve distorção de
perspectiva, para mostrar que todos podem ser um tanto 'diferentes' a seu
modo.
Conteúdo:
1- Diferenças
2- Coleções
3- Nome
4- Lista
5- Apelidos
Material: Material:
Papéis para sorteio
Capa do livro em
quebra-cabeça
Folha para desenho
coletivo
Desenvolvimento:
1ª Etapa – Dinâmica do amigo secreto, sortear um
amigo. Usar o nome desse amigo para
criar um acróstico a fim de presenteá-lo.
2ª Etapa – Alunos em
roda deverão revelar seu amigo secreto de acordo com o seguinte combinado:
não poderão dizer o nome do amigo, deverão descrever o amigo para que a sala
tente descobrir quem é, aqueles que conseguirem detalhar o amigo com o maior
número de características possível conseguirá atingir o objetivo da atividade
com maior rapidez.
3ª Etapa – Apresentar o
livro “Lilás”, explorar toda a capa.
Questionar Lilás é um nome ou apelido? Por que? Ler o livro sem
mostrar as imagens.
4ª Etapa – Retomar a
sequência da história, mostrando as imagens para que os alunos relatem cada
parte da história.
Conversar sobre a
história do nome Lilás e verificar quem sabe a história do seu próprio nome.
5ª Etapa – Diferença –
Quebra-cabeça da capa do livro onde cada aluno colocará uma peça, a união de
todos montará a capa.
Refletir sobre a
dinâmica, analisando as peças e suas diferenças e a importância de cada uma
para formar a capa do livro.
6ª Etapa – Turma em
grupos, deverão encontrar no grupo
características comuns entre os colegas ex: Todos tem
|
|
Ao compartilhar só marcará pontos as características que não se
repetirem nos demais grupos.
|
|
Bibliografia
WHITCOMB,
Mary E. Lilás. Editora Cosacnaify
|
Comentários
Postar um comentário