Sequência de Atividades com o livro Lilás

Sequência de Atividades com base na literatura infantil

História: Lilás
Gênero: Conto
CAMARGO. Tatiana Schiavon. 


Sinopse: Um livro que ensina a observar a realidade com todas as suas sutilezas, mesmo quando as coisas parecem inusitadas à primeira vista. A história de 'Lilás', uma menina 'diferente', também estimula na criança o uso da imaginação e os mecanismos de descoberta.
Inicialmente incompreendida pelos colegas de escola, Lilás revela-se afinal uma garota especial, dotada de grande sensibilidade. A ilustradora Tara Calahan King desenhou a cidade e os personagens de Lilás com uma leve distorção de perspectiva, para mostrar que todos podem ser um tanto 'diferentes' a seu modo.



Conteúdo:
1- Diferenças
2- Coleções
3- Nome
4- Lista
5- Apelidos



Material: Material:
Papéis para sorteio
Capa do livro em quebra-cabeça
Folha para desenho coletivo



Desenvolvimento:
1ª Etapa –  Dinâmica do amigo secreto, sortear um amigo.  Usar o nome desse amigo para criar um acróstico a fim de presenteá-lo.

2ª Etapa – Alunos em roda deverão revelar seu amigo secreto de acordo com o seguinte combinado: não poderão dizer o nome do amigo, deverão descrever o amigo para que a sala tente descobrir quem é, aqueles que conseguirem detalhar o amigo com o maior número de características possível conseguirá atingir o objetivo da atividade com maior rapidez.

3ª Etapa – Apresentar o livro “Lilás”, explorar toda a capa.  Questionar Lilás é um nome ou apelido? Por que? Ler o livro sem mostrar as imagens.

4ª Etapa – Retomar a sequência da história, mostrando as imagens para que os alunos relatem cada parte da história.
Conversar sobre a história do nome Lilás e verificar quem sabe a história do seu próprio nome.

5ª Etapa – Diferença – Quebra-cabeça da capa do livro onde cada aluno colocará uma peça, a união de todos  montará a capa.
Refletir sobre a dinâmica, analisando as peças e suas diferenças e a importância de cada uma para formar a capa do livro.

6ª Etapa – Turma em grupos,  deverão encontrar no grupo características comuns entre os colegas ex: Todos tem



Ao compartilhar só marcará  pontos as características que não se repetirem nos demais grupos.





Bibliografia

WHITCOMB, Mary E. Lilás. Editora Cosacnaify



Comentários